-
Arquitetos: Ryuichi Sasaki / Sasaki Architecture
- Área: 771 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Takumi Ota
-
Fabricantes: Shinko Stainless Kemma
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em uma rua comercial a cerca de trinta minutos de trem do centro de Tóquio, a uma curta distância da Estação Shiki na província de Saitama, este edifício feito para locação, tem quatro andares acima do solo e um abaixo e foi construído com estrutura de aço. A cidade de Shiki prosperou como uma área comercial às margens do rio Shingashi durante o período Edo e, nos tempos modernos, desenvolveu-se como uma importante parada na linha ferroviária Tobu-Tojo.
Começamos o processo de projeto refletindo sobre que tipo de arquitetura poderia criar um novo diálogo com o cenário de Shiki, que evoluiu em relação ao rio, vegetação e pessoas, ao mesmo tempo em que incorporou o espírito da cidade. Uma das necessidades mais importantes de um edifício moderno para locatários comercial é a busca pela maximização do lucro. Este projeto atende a essa necessidade, mas também permite que diversos valores existam simultaneamente.
Com fachada de revestimento reflexivo de alumínio colorido, o prédio está integrado à rua comercial que leva à estação Shiki, servindo como ponto de partida para uma nova era no bairro. O tamanho e a forma dos três terraços frontais diferem em cada andar, trazendo variedade à fachada. Em alguns lugares, falta parte do teto ou do piso, enquanto em outros o piso se inclina em uma parede que se conecta com o nível acima em um jogo de volumes.
A superfície do terraço é feita de alumínio da mesma cor da fachada e reflete os movimentos das pessoas dentro e fora do edifício. As trepadeiras sobem pelos fios esticados entre as lajes superior e inferior da varanda. A fachada é concebida como uma nova forma arquitetônica icônica, dando origem a interações entre o edifício e o alumínio colorido.
Os espaços para aluguel receberão no subsolo e no primeiro andar uma praça de alimentação com os melhores restaurantes de Shiki. Além disso, no segundo nível haverá uma creche e no terceiro e quarto escritórios compartilhados. Os terraços estão bem integrados com os espaços de trabalho que foram projetados com atenção especial à luz, à vegetação e ao fluxo do espaço.